quarta-feira, 20 de abril de 2016

Projeto transforma lama de rompimento de barragem em tijolos para ajudar a reconstruir Mariana

post-9
O desastre ambiental de Mariana está prestes a completar 6 meses, e, como você sabe, é cada vez menos lembrado em noticiários e rodas de conversa, tomados pelo assunto impeachment. Mas, alheio ao desinteresse do governo, um projeto vai juntando forças para ajudar a reconstruir a região. Tijolos de Mariana é uma iniciativa de quem sabe que não dá para ficar esperando os 10 anos estimados para que o ecossistema se recupere, nem a reparação dos danos pela mineradora responsável pela barragem, mais preocupada em arrastar o processo na justiça.
Para isso, eles colocam o pé na lama sem dó, e a utilizam para criar tijolos que possibilitam a reconstrução de moradias, centros de saúde e educação, além de limpar a área, criar empregos e gerar renda às comunidades locais.
O projeto começou em janeiro e vem produzindo 1000 tijolos artesanais por mês. A ideia agora é construir uma fábrica, aumentando o potencial de trabalho até uma escala industrial. A projeção é que mais de um setecentas toneladas de lama sejam retiradas por ano, 1,2 milhão de tijolos destinados a casas populares, hospitais e escolas.
A fábrica será 100% operada por mão de obra local e vai devolver 80 empregos diretos e indiretos à comunidade. Além disso, a ideia é vender os materiais ao redor do país, levando renda para Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário