Como os Rolling Stones, Revlon e Angelina Jolie podem atestar, não há muitas partes do corpo são mais sexualizadas do que os lábios.
Um novo estudo publicado on-line hoje no Royal Society Open Science, sugere que não somos os únicos primatas que se sente assim.
Preto e brancos macacos dourados (Rhinopithecus bieti, na foto) têm uma estrita hierarquia social em que um mais velho, alguns machos acasalam com várias fêmeas, enquanto os mais jovens machos formar bacharel grupos em esperar o seu tempo.
Os lábios dos machos avermelham-se naturalmente com a idade, mas a história parece um pouco mais complicada do que isso: uma série de fotografias tiradas em vários meses mostra que os lábios de acasalamento dos machos avermelham-se durante a época de acasalamento, enquanto os machos solteiros tornam-se mais pálidos.
Os cientistas ainda não têm certo por que os lábios dos animais parecem corresponder com a sua posição social, mas uma ideia é que as fêmeas preferem os tons de vermelhos quando escolhem um parceiro, semelhante a como um pavão fêmea escolhe o macho com cauda mais elaborada.
Outra explicação poderia ser que os machos estão usando batom cor como um indicador preventivo de seu status para minimizar conflitos: lábios pálidos poderiam fazer os solteiros parecerem menos ameaçadores, permitindo que os machos de acasalamento focar sua agressividade em outros concorrentes de lábios vermelhos. Ambos os mecanismos também poderiam estar atuando simultaneamente, dizem os autores.
Fonte: news. sciencemag
Fonte: news. sciencemag
Nenhum comentário:
Postar um comentário