quinta-feira, 30 de julho de 2015

Os dez presídios mais famosos do mundo

As prisões sempre foram alvo de interesse da população, seja por aguçar a sua curiosidade ou o medo. Tanto é, que vários filmes já foram feitos retratando esse mal necessário, ou não, da sociedade moderna e pós moderna. Alguns falam de fugas espetaculares como “Fuga de alcatraz”. Outros relatam o seu cotidiano como o brasileiro “Estômago” (muito bom por sinal). Além dos filmes, series também entraram nesse mesmo caminho, como “Orange Isthe New Black” e “Prison Break”.
Já que esse tema desperta uma atenção natural, uma quase fascinação, vamos falar hoje das dez prisões mais famosas do mundo, seja por sua violência ou por sua excentricidade.
Quem pensa que nessa lista só vai ter prisões brasileiras está muito enganado. Sei que no Brasil, a prisão tem uma imagem horrível. Rebeliões, presos em condições sub-humanas, cabeças decapitadas, como o caso de Pedrinhas, no Maranhão, fogo nos travesseiros, guardas ameaçados, partidos de crimes no comando, como o caso do PCC em São Paulo e Comando Vermelho no Rio. Tudo isso é verdade, mas como já relatado, iremos mostrar que existem prisões que são verdadeiros infernos, no mundo todo.Violência, estupro, canibalismo, roleta-russa, fugas, vai ter de tudo nessa lista.
Enfim, chega de papo, vamos para a lista das dez prisões mais famosas do mundo, seja por sua violência ou por sua história.

Alcatraz

Alcatraz
Teria que ser muito ousado para  fugir da Penitenciária Federal Alcatraz, localizada nos Estados Unido. E Seria uma afronta fazer uma lista de prisões sem citá-la. Prisão construída em 1928, que era localizada em uma ilha e, por isso, para escapar,o preso teria que nadar8 km, para a costa mais próxima.
Apesar de ter encerrado seu funcionamento 1963, continua na ativa, agora como uma atração turística. Todos querem conhecer a última moradia de Al Capone. Nos seus 30 anos de funcionamento houveram 14 tentativas de fuga de 36 presos e apenas cinco continuaram desaparecidos. Presume-se que tenham todos faleceram por afogamento ou foram abatidos pelos guardas.

Prisão Diyarbakir – Turquia

Prisão Diyarbakir – Turquia
Umas das prisões mais seguras e mais violentas do mundo, em 3 anos de funcionamento nenhum preso conseguiu fugir e 34 morreram, devido a tortura extrema, física e mental, praticada pelos guardas, uma norma dentro do presídio. Desde abuso sexual, até espancamentos, os presos aqui vivem em condições degradantes.

Prisão Militar Tadmor – Síria

Prisão Militar Tadmor - Síria
Assim como a prisão turca, é considerada umas das mais seguras do mundo. Sua configuração faz com que seja impossível para os presos fugirem, por ser inteira subterrânea e não possuir portão de acesso ao solo. Condições sub-humanas também aparecem por aqui, presos tem correntes amarradas em suas pernas, são cotidianamente espancados pelos guardas e execuções são comuns, para dar o recado. Um horror.

Prisão Militar de Guantánamo – Cuba

Prisão Militar de Guantánamo - Cuba
Uma prisão americana em Cuba, só por esse fato esdrúxulo ela já merecia estar na lista, como um país pode manter presos em outro país, esse invadiria toda a soberania nacional, mas os Estados Unidos nunca gostaram de respeitar a soberania dos povos, vide Iraque, Afeganistão, entre tantas outras guerras estúpidas. Torturas e espancamentos faz parte da rotina diária dos presos
A controvérsia cadeia é usada pelos estadunidenses para abrigar prisioneiros de guerra, possíveis “terroristas” vindos principalmente do Oriente Médio e tem uma serie de infrações aos direitos humanos. Torturas psicológicas e físicas, humilhações, choquese falta de um julgamento justo, tudo isso compõe o pacote para quem é enviado para lá. O Presidente Obama prometeu desativar a prisão, mas não conseguiu cumprir até agora.

Prisão de Gitarama – Ruanda

Prisão de Gitarama - Ruanda
Deve ser a prisão mais sub-humana do mundo, além de características que outras possuem, como tortura, falta de espaço, espancamento e estupro, Gitarama tem um bônus. Canibalismo, isso mesmo, de volta as origens africanas, por falta de espaço e comida, os presos comem um ao outro. Assim, como diria o ditado, já matam dois coelhos com uma cajadada só. Conseguem mais espaço para dormir e comida que o Estado não oferece, um verdadeiro inferno.

Prisão Fuchu – Japão

Prisão Fuchu - Japão
Para não dizer que só os ocidentais têm falta de direitos humanos, vamos colocar um exemplo oriental. Essa prisão no Japão, umas das maiores do país, tem a fama de ser a mais temida no país, falta de espaço, guardas violentos, trabalhos forçados e humilhação fazem parte da rotina diária dos detentos.

Prisão La Sabaneta – Venezuela

Prisão La Sabaneta - Venezuela
A Venezuela não tem boa fama por suas prisões, igual ao Brasil, maus tratos e superlotação são comuns em seus presídios. Mas La Sabaneta tem um componente a mais, os surtos de doença que atingem o presidio. Entre 2005 e 2012, mais de 900 detentos morreram de cólera, o presidio não possui nenhuma assistência medica, por isso a doença se espalha com muita rapidez.

Carandiru – Brasil

Carandiru - Brasil
Porque está na lista:Acho que não precisa explicar muito porque o Carandiru está aqui, mas vamos expor algumas razões. O Carandiru foi construído em 1920 e inaugurado em 1925. No seu auge, chegou a abrigar mais de 9 mil presos, sendo considerada a maior prisão da América Latina.
Ficou famosa pelo massacre que matou 108 presos. Quando a Tropa de Choque foi solicitada para acabar com uma rebelião, contundo, a intervenção foi falha e mal conduzida pelo Coronel Ubiratan Guimarães, o que levou a morte de 108 presos indefesos e desarmados, uma verdadeira chacina.
O presidio foi tema de um livro do médico Dráuzio Varella que trabalhou por 8 anos atendendo aos presos, esse livro inspirou um filme, chamado Carandiru e até uma minissérie, assim como Alcatras, foi desativado, mas sua lenda continua na memória de todos os paulistanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário