sexta-feira, 19 de junho de 2015

O que realmente é o espiritismo? Conheça a verdade por trás dessa religião!

De onde viemos? Pra onde iremos? Existem outros planos além da vida que conhecemos? Morreu acabou? Existe continuação? Esse tipo de pergunta sempre fez parte do nosso imaginário coletivo, e cada doutrina ou segmento religioso tenta ao longo da história da humanidade compreender e desvendar esses mistérios.
O espiritismo surgiu na França no século XIX, uma doutrina que se preocupa bastante com os fatores existenciais e voltados para a consciência, ele é considerado uma religião por ajudar a moldar a moral do homem de modo embasado no amor e pureza como Jesus Cristo, é também uma “ciência” por acreditar que não existe sobrenaturalidade em atos de sua doutrina e que a ciência está interligada e explicando direta e indiretamente cada uma de suas ações e crenças, e uma filosofia por provocar a reflexão à respeito de nossas origens e para os lugares para onde iremos após a morte, tentam entender e dar seu próprio conceito à respeito do mundo e do que há além dele.

Fundamentos Básicos do Espiritismo

Existência de um ser superior divino: O criador, força superior imutável e que deu origem a tudo o que é conhecido.
Imortalidade do Espírito: Criado por Deus, em busca de evolução individual, sendo pautado na bondade e na consciência coletiva de amor e compaixão para com o semelhante. Assim sendo, o espírito vai galgando os inúmeros planos existenciais ao longo do processo de evolução, e se esse espirito não consegue a determinada evolução, ela continua no plano em questão até que o aperfeiçoamento desse espírito aconteça, metaforicamente é como se reprovasse de ano no colégio, não voltando para trás, porém repetindo o processo.
Encarnação: Que trata da trajetória do qual o espírito pautado no livre arbítrio e na possibilidade de escolher o bem ou mal, irá delimitar se vai continuar nesse plano, ou se atingirá outros após o desencarne (morte física). Segundo o espiritismo as pessoas não se recordam de suas vidas anteriores até por precauções de Deus com a sanidade mental e o acumulo de informações que essa carga de conhecimento trariam, afinal, muitos já cometeram muitas coisas ruins em vidas passadas e a ciência total disso pode ser traumatizante.
Contato com outros espíritos: Por terem sido seres humanos, os espíritos desencarnados, possuem características similares as que possuíam na época que viveram fisicamente na Terra, e podem ser contactados por intermédio dos mediuns se tiverem essa vontade e/ou possibilidade.
Diversos Universos e Planos: De acordo com a existência ilimitada do universo, existe a possibilidade de transitar e viver em lugares e dimensões condizentes com a realidade que o envolvam pautados em sua evolução ou na ausência dela, um dos planos mais conhecidos é o Umbral, por exemplo.
Para o espiritismo, não existe nem céu e nem inferno, mas sim planos inferiores e superiores que possuem habitando-os seres celestiais ou infernais, bons e ruins de acordo com o grau de evolução obtidas historicamente.
Para entender melhor o conceito de espiritismo, é imprescindível conhecer Allan Kardec, que difundiu, aperfeiçoou e codificou sua própria segmentação e conceituação a respeito do tema, o kardecismo. O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Médiuns são livros básicos a nível de entendimento e compreensão dessa doutrina voltada para a caridade e evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário