quarta-feira, 16 de abril de 2014

Moradores mudam rotina para serem figurantes na Paixão de Cristo

Artesã está pela segunda vez na figuração  (Foto: Jaqueline Almeida/ G1)Artesã está pela segunda vez na figuração do espetáculo
Os moradores do Distrito de Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, mudam a rotina para integrar o elenco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Cerca de 500 deles participam do espetáculo, nos nove palcos-plateia. Pela temporada, eles recebem a partir de R$ 358, mais ajuda de custo, dependendo do número de cenas que participam. Para atuar, muitos deles acumulam funções durante o dia.
A artesã Crislaine Silva de Nogueira é figurante pela segunda vez no espetáculo. Ela conta que durante os dias de encenação produz menos peças. “Sempre tive vontade de participar. Ano passado eu insisti durante a seleção e consegui entrar. Este ano foi mais fácil. Eu trabalho até as 12h no ateliê e venho para cá. Faço parte de seis cenas”, afirma. Ela conta que o trabalho durante a paixão é muito gratificante e que a renda extra ajuda no sustento da família.
José Iago é figurante há mais de 10 anos na Paixão de Cristo (Foto: Jaqueline Almeida/ G1)José Iago é figurante há mais de 10 anos na 
Paixão de Cristo
Já o cortador de tecidos José Iago Batista Pereira é músico no espetáculo. Ele toca em duas cenas, no Bacanal de Herodes e no Julgamento de Pilatos. “É preciso muita atenção para similar que estou tocando. A gente faz cinco ensaios e dá para pegar bem o ritmo. Cresci dentro deste espetáculo, desde criança que sou figurante. Acho maravilhoso poder estar aqui”, conta.

José Iago disse ainda que durante os dias de espetáculo é liberado mais cedo do trabalho. “Faço tudo que tenho que fazer e saio às 12h. Tenho que estar no teatro às 15h para entrar e me arrumar. Estou em duas cenas e preciso ser ágil para me deslocar para de um cenário para o outro”, detalha.

A dona de casa Izabel Alves da Silva Santos também acumula funções durante este período. Além de cuidar da casa e dos três filhos, ela faz figuração em cinco cenas do espetáculo. “Fico nervosa sempre, parecendo que é a primeira vez. Dá um frio na barriga. É muito legal ficar perto dos atores famosos, eles conversam e tratam bem os figurantes”, comenta. Ela disse ainda que chega ao teatro às 14h30 e só sai às 22h30. “Antes de sair de casa eu deixo tudo pronto, dou banho nos meninos, varro, limpo e arrumo. Quando volto só quero a minha cama”, afirma.
Cerca de 500 moradores da participação da figuração (Foto: Jaqueline Almeida/ G1)
Cerca de 500 moradores da participação da 
figuração 
A temporada 2014 da Paixão de Cristo segue até o dia 19 deste mês e conta com nove palcos-plateia, representando o caminho percorrido por Jesus Cristo antes da crucificação. Segundo a organização da peça, mais de 3 milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo em outras edições. A direção é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi.
Os ingressos para os dias de espetáculo podem ser adquiridos por meio do site oficial na internet, nas bilheterias do teatro, nas lojas da CVC (Recife, Caruaru, Garanhuns e Carpina) e, também, em shoppings do Recife e Caruaru, além da Luck Viagens em Pernambuco. O preço varia de R$ 80 a R$ 120, com meia entrada para estudantes e público até 14 anos. As compras feitas pelo site podem ser parceladas em até 12 vezes nos cartões de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário