sexta-feira, 8 de julho de 2011

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


OS MOTOKAS(ROUPA NOVA)

Inicialmente batizado Os Famks, o grupo carioca surgiu no início dos anos 70 com Kiko (guitarra), Nando (baixo), Paulinho (vocal e percussão) e Cleberson Horsth (teclados). Durante vários anos, os músicos percorreram o circuito de bailes do Rio de Janeiro, tocando principalmente sucessos do pop internacional (rock, discothèque) e brasileiros. Em 1975, entraram dois novos integrantes: Ricardo Feghali (teclados) e Serginho (bateria), e continuou a batalha por espaços nas casas de espetáculos do país.
Usando o nome Os Motokas, gravaram como banda cover (sem direito a fotos ou a menção do nome dos integrantes no encarte) alguns LPs revisando o som das paradas de sucesso da segunda metade dos anos 70. Em 1980, por sugestão do produtor Mariozinho Rocha, viraram Roupa Nova, adotando o nome de uma canção de Milton Nascimento e Fernando Brant, e passaram a seguir uma linha mais MPB jovem, fronteiriça ao pop. e iniciaram uma nova carreira. O primeiro disco, Roupa Nova, saiu em 1981, trazendo compositores como Luis Guedes e Tomas Roth ("Canção de Verão", um grande sucesso), Mu, Claudio Nucci e Flavio Venturini. O sucesso continuou em outros três LPs homônimos, que renderam hits como Clarear, Anjo, Whisky A Go Go e Com Você Faz Sentido e Dona. Elogiados como músicos (tecnicamente muito superiores à grande maioria dos integrantes do grupos de rock daquela década), eles tinham sucesso popular, mas pouca credibilidade artística junto à crítica.
Com banda de apoio, porém, o Roupa Nova era requisitadíssimo para trabalhos em estúdio: tocou em discos de gente como Gal Costa e Fafá de Belém, integrou trilhas clássicas de novelas (como Roque Santeiro) e registrou vinhetas históricas como a música de abertura do festival Rock In Rio e o "Tema da Vitória", utilizado pela Rede Globo quando o piloto Ayrton Senna vencia suas provas.

Colaboração: Wiliam Soares de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário