sexta-feira, 22 de julho de 2011

Especialistas dão dicas para ter sucesso ao pedir um aumento de salário



PARTE I

Você adora o que faz, se esforça, tem um bom relacionamento com colegas e superiores, no entanto, falta ganhar melhor para ficar totalmente feliz. E, firme nesse objetivo, está se munindo de coragem para pedir um aumento de salário para o seu chefe. Acredite: coragem nem é o atributo mais importante. Para que seu plano dê certo, é preciso levar em consideração os momentos anteriores e até posteriores à fatídica conversa.
O primeiro passo é fazer uma auto-avaliação sincera. "Tenha autocrítica para saber se realmente merece esse aumento de salário. Empenho e qualificações contam muito", afirma a consultora de desenvolvimento humano e palestrante motivacional Eliana Barbosa, de São Paulo. "É sempre importante saber o momento adequado de ter essa conversa com a chefia. Caso contrário, essa situação pode até prejudicar o funcionário", completa.
Para a psicóloga Izabel Failde, da Failde Consultoria em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, também de São Paulo, é fundamental se informar sobre as políticas e o plano de cargos e salários da empresa, para não atropelar as regras internas. "Outra sugestão é avaliar seu salário em relação ao mercado, para que você saber se ele está ou não defasado. Considere o quanto ganham os profissionais de mesmo cargo ou similar na sua região, no mesmo segmento de negócio de sua empresa e em companhias do mesmo porte que a sua", explica. Assim, você terá um valor concreto e realista em mente.
Izabel Failde ainda aconselha a analisar a remuneração atual real, que é a somatória de salário e benefícios diretos e indiretos. "Faça as contas e assegure-se dos descontos legais que envolvem o salário pretendido. É comum a alteração de faixa de desconto de imposto de renda, o que acarreta num salário líquido igual ou até menor do que o atual", alerta.
E quando chegar o momento crucial, o que fazer? É fundamental não investir só na abordagem correta do assunto, como usar argumentos convincentes e apostar numa postura corporal vencedora.

HELOÍSA NORONHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário