Válido por 60 dias, o Decreto 54.993 reforça ações nos municípios, a exemplos de auxílio à população atingida pelas chuvas, viabilização de entrega de cestas básicas, colchões e água mineral, além da desobstrução de estradas e oferta de carros-pipa para as cidades.
De acordo com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "as equipes estão agindo desde as primeiras horas, coordenadas pelas secretarias e órgãos".
Apoio do Governo Federal para as cidades afetadas, dentro dos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, além do da Defesa e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, foi solicitado pela governadora assim como por sua vice Priscila Krause.
Encontram-se em situação de emergência, de acordo com o decreto do Governo do Estado, os municípios: São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso e Maraial.
Para decretar a situação, o governo levou em consideração relevantes condições, como a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, e o fato dos habitantes dos municípios afetados ainda não terem condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelo evento adverso.
Um centro de apoio do Governo, estruturado na cidade de Catende, estará à disposição da população a partir do início desta semana. A ação integrará Defesa Civil, Compesa e órgãos de saúde, assistência social e cidadania.
Por meio meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, Prevenção à Violência e às Drogas, o governo também anunciou a disponibilização de R$ 1,34 milhão para o custeio imediato de benefícios eventuais emergenciais nos municípios afetados por situações de emergência e calamidade.
Situação dos municípios
De acordo com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, foram registradas 2862 pessoas, de 756 famílias, atingidas pelas chuvas intensas.
Desse total, 2447 pessoas, de 656 famílias, estão desalojadas, e 415 pessoas, de 101 famílias, estão desabrigadas. Treze pontos de deslizamentos foram registrados nessas cidades, sendo quatro em Catende, sete em Joaquim Nabuco, um em Cortês, e um em Rio Formoso.
Entre os índices pluviométricos levantados pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) nos 12 municípios incluídos na situação de emergência, os maiores volumes de chuvas nas últimas 48 horas ocorreram em Xexéu (117 mm), Joaquim Nabuco (104 mm) e Barreiros (100 mm).

Nenhum comentário:
Postar um comentário