Não tenha medo da chama
O fogo é hipnotizante, mas mesmo quando nosso desejo original de cozinhar carne no fogo quente é satisfeito, um fogo que saiu do controle pode facilmente provocar pânico. A boa notícia é que, a menos que você tenha adicionado uma grande quantidade de gasolina à churrasqueira, as chamas não devem se preocupar. O truque é criar uma "chama boa" em oposição a uma "chama ruim". A fumaça preta e pungente de molho de churrasco queimado que ficou na grelha por muito tempo é ruim. As chamas aumentam quando a gordura pinga de um grande pedaço de carne ou peixe? É bom. Use o poder da chama para um resultado realmente delicioso.
A carne está na temperatura certa?
Esfriar ou não esfriar? Esta é uma questão na qual Hamlet provavelmente nunca teve que pensar, mas que ainda gerava discussão em todos os churrascos. A temperatura da carne deve estar entre a temperatura congelada e a temperatura ambiente. A carne congelada queima por fora e permanece congelada por dentro, enquanto os bifes em temperatura ambiente têm muito mais probabilidade de secar e cozinhar na grelha. O ideal é tirar o bife resfriado e descongelado da geladeira antes de colocá-lo na grelha quente.
Quanto tempo tem que ficar na grelha?
Shish kebabs com vegetais coloridos maravilhosos e pedaços grandes e suculentos de carne parecem deliciosos, mas são realmente muito difíceis de grelhar bem. A maioria dos vegetais cozinha muito mais rápido do que a carne. Isso significa que você terá carne mal passada ou vegetais cozidos demais. A melhor maneira de obter um espetinho de shish kebab perfeito é grudar em espetos de carne ou vegetais, ou combinar pedaços grandes de vegetais com pedaços relativamente pequenos de carne. Os kebabs de shish também são famosos por pegar fogo. Mergulhe os palitos de madeira em água com antecedência ou embrulhe um pouco de papel alumínio em cada extremidade para protegê-los das chamas.
Muita gente para o churrasco
Se você está dando um churrasco para muitas pessoas, é inevitável que acabe com uma série de bifes, costelas, salsichas, coxas de frango e bifes de hambúrguer na grelha. Jogar tudo na grelha de uma vez para começar a festa é tentador, mas isso é um grande erro. Mantenha a calma e cozinhe uma coisa de cada vez. Comece com a carne que precisa de fogo alto (bifes e hambúrgueres), depois abaixe gradualmente a temperatura para cozinhar as salsichas e o frango. A carne grelhada deve descansar um pouco antes de ser comida. Portanto, use o tempo de forma inteligente e talvez grelhe alguns vegetais enquanto isso. Contanto que você tenha lanches suficientes, todos ficarão felizes.
Use um termômetro
Você viu como os profissionais fazem isso na televisão, uma vez cutucando brevemente seu bife grelhado lindamente e imediatamente soube que eles estavam prontos. Mas sejamos honestos: quem sabe disso bem? É improvável que um leigo consiga ver exatamente como um bife está cozido apenas ao cutucá-lo. Por esse motivo, um simples termômetro de carne é obrigatório para todo cozinheiro amador - uma rápida olhada mostra exatamente como a carne está bem preparada.
Misturar a carne crua e cozida no prato
Um erro surpreendentemente comum ao grelhar é colocar a carne cozida de volta no prato onde estava a carne crua. Esta é uma ideia muito ruim, pois os germes da carne crua podem facilmente ser transportados para a carne grelhada. A maneira mais fácil de evitar isso é pedir a alguém que coloque o prato de carne crua de lado quando estiver vazio.
Grelhar sobre uma grelha suja
Antes mesmo de pensar em acender a churrasqueira, você precisa colocá-la em boas condições de funcionamento. Gordura dura, cinzas e poeira se acumulam rapidamente em uma churrasqueira suja. Nada disso parece delicioso, não é? A maneira mais rápida de obter uma grelha limpa é limpá-la depois de terminar de grelhar e ela esfriar um pouco. Os óleos são muito mais fáceis de remover neste ponto. Algumas coisas que são ótimas para limpar são pincéis, jornais ou meia cebola crua.
Comer a carne muito cedo
Todo mundo já cometeu esse erro pelo menos uma vez: morder a carne que acabou de sair da grelha. Entendemos que você está com fome e foi seduzido por deliciosos cheiros de cozinha por meia hora, mas você tem que deixar a carne descansar um pouco. A carne resfriada é mais suculenta, mais saborosa e tem muito menos probabilidade de queimar a língua. Quanto tempo se deve esperar? Depende da carne, mas deve demorar cerca de 5 minutos para um bife e até 30 minutos para uma ave inteira grelhada.
Use muito ou pouco molho
Um bom churrasco não é nada sem uma boa marinada. Mas nem sempre é claro quando e como adicionar molhos e temperos. Toda carne se beneficia de uma boa marinada longa, mas colocar um pedaço de carne na grelha com muito molho? Isso faz uma bagunça queimada e pegajosa. O truque é tirar o excesso da marinada antes de colocá-la na grelha, acrescentando camadas finas de molho repetidamente para dar à carne grelhada o sabor perfeito.
Não se esqueça de pré-aquecer
É importante deixar o grelhador uniformemente bem aquecido para otimizar os tempos de cozimento e garantir o bom gosto. Os isqueiros e o álcool podem dar um sabor estranho à carne se for colocada na grelha muito cedo. Portanto, dê ao carvão tanto tempo quanto possível para brilhar, mas pelo menos 10 minutos. Uma grelha bem aquecida é a única maneira de obter aquelas lindas marcas de grelha na carne e isso vai melhorar o resultado.
Teste a carne com muita frequência
Um dos maiores erros que você pode cometer é manter a tampa aberta para verificar o progresso do cozimento. Levantar repetidamente a tampa causa flutuações de temperatura, que por sua vez levam a carne a assar de maneira irregular. Como regra geral, abrir a tampa de uma churrasqueira a gás a deixará mais fria, enquanto uma churrasqueira a carvão aumentará o calor conforme mais oxigênio chega às chamas. Portanto, não se preocupe, confie na grelha e deixe o calor fazer o resto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário