sábado, 1 de outubro de 2022

Cirurgia de fimose: quando ela se faz necessária?


Uma das principais preocupações dos pais de meninos é saber se o filho tem fimose. Logo depois é saber se vai precisar de cirurgia pediátrica. Os principais sintomas estão associados à queixa de dor para realizar a higiene ou, nos casos mais graves, ao surgimento de infecções locais, infecções do trato urinário e retenção urinária, por exemplo. Para falar sobre o tema, o âncora Jota Batista entrevistou a cirurgiã pediátrica, Carolina Borges, no programa Canal Saúde desta sexta-feira (30), veiculado pela Rádio Folha 96,7.

Para a doutora, primeiro é importante saber o que é fimose. Ela definiu a fimose como uma dificuldade da criança de expor a glande. A médica explicou que o pênis tem uma pele que recolhe, e quando essa pele não recolhe ao ponto de mostrar a glande (cabeça), é configurado como fimose. Durante a entrevista ela também falou sobre a fimose em suas faixas etárias de idade.

É importante saber que cerca de 97% dos recém-nascidos nascem com fimose, o que chamamos de fimose fisiológica. Nessa faixa etária isso não é um problema, não é uma doença, é normal. A grande maioria das crianças nascem dessa forma. Isso normalmente se resolve sozinho por volta dos 3 anos de idade. Esse número, que era de 97%, cai para cerca de 10%. Então, a gente consegue ver que na grande maioria dos casos realmente não precisa de uma intervenção médica, como tratamento com pomada e/ou cirurgia, normalmente se resolve sozinho”, comentou a médica.

Carolina explicou que chegando nessa faixa etária, por volta dos 3 anos de idade, a criança já saiu da fralda. Nesse caso, se ela ainda continua com a dificuldade de mostrar a cabeça do pênis, é considerado um problema que precisa ser tratado. 

Quando você diagnostica a criança com fimose, já nessa fase por volta dos 3 anos, aí temos indicação para fazer tratamento. Mas de cara já é a cirurgia? Não. Existem outras opções. Primeiro fazemos tratamento com a pomada, que é um tratamento prolongado de um a três meses, com a pomadinha que colocamos exatamente nessa pelezinha ao redor da cabeça do pênis”, conta.

Por fim, a doutora explicou que as pessoas, muitas das vezes, compram uma pomada relativamente cara por conta própria para fazer o tratamento, mas que não é necessário. Ela concluiu explicando quando é necessário fazer a cirurgia.

Existe uma pomada muito mais barata que a gente pode utilizar no lugar, que é a betametasona. A grande maioria dos casos resolvem só com a pomada. Se você fez o tratamento e viu que não teve resposta, nesse caso é indicado a cirurgia”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário