terça-feira, 26 de abril de 2022

Com criatividade e bom humor, ex-empregada doméstica garante renda com venda de tapioca cor-de-rosa


Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas foram forçadas a buscar alternativas para obter uma fonte de renda extra ou a se reinventar no ofício que já exerciam e garantir dinheiro em casa. Foi o caso da comerciante Neide Nascimento, que, há oito anos trabalhando como tapioqueira, decidiu produzir tapiocas cor-de-rosa para encantar os clientes e aumentar as vendas.

Neide trabalhou por 11 anos como empregada doméstica, antes de decidir investir no comércio autônomo. No comércio dela, tudo é rosa, até mesmo a barraca. Garrafas de café, bandejas, banner, toldo e até as roupas e proteção de cabelo que a tapioqueira usa são em vários tons de rosa.

Faltava apenas o carro-chefe da barraca, a tapioca. De branca, a iguaria virou rosa sem o uso de corantes artificiais, com a ajuda de um ingrediente especial: beterraba.

A barraca fica na Rua do Jangadeiro, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A comerciante se aproveitou do bom humor, com o bordão "chique de Paris", e da criatividade para fazer a receita de tapioca diferente, que combina perfeitamente com o ambiente.

"O segredo é a beterraba, o suco natural rico em ferro, que muita gente não gosta, mas não deixa cheiro e nem gosto na sua tapioca. Bem nutritiva", revela a tapioqueira.


Com a baixa demanda de clientes durante as fases mais graves da pandemia da Covid-19, ela precisou arrumar, junto ao marido Jair, uma maneira de garantir o seu diferencial. "Eu conheci uma senhora que me deu a receita da tapioca rosa, aí eu comecei a fazer para chamar os clientes", disse ela.

Uma das clientes, Elze, que também é dona de um comércio próximo ao local onde Neide vende suas tapiocas, estava na barraquinha na manhã desta segunda (25) e aprovou a receita.

"É super saborosa. A gente vem toda tarde fazer um lanchinho, ficar nutrida e saborear as delícias da 'Neide da Tapioca'. Meu recheio preferido é o de queijo com frango", disse a cliente.

De acordo com Neide, um dos objetivos dela com o produto é fazer com que crianças que não gostam de comer o vegetal façam uma refeição mais rica em nutrientes.

Pensando nisso, a tapioqueira chegou a realizar sua primeira ação social em comemoração aos 8 anos de comércio, com entrega de lanches e brincadeiras lúdicas para crianças na comunidade Vila Briga de Galo, também no bairro de Candeias.

Entre os sabores no cardápio ela destaca a tapioca "Ana Maria Braga", feita de queijo, banana e charque, nomeada em homenagem à apresentadora do programa Mais Você, da Globo. Ela diz ser fã da apresentadora e querer um dia conhecê-la.

Quem for visitar a barraquinha da Tapioca Rosa da Neide também vai encontrar sabores tapiocas com o "caviar pernambucano", segundo ela, feita com charque. Romeu e julieta, cartola, frango com queijo, também estão entre as opções. Além dessas alternativas, o cliente montar a sua própria tapioca escolhendo os ingredientes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário