domingo, 9 de junho de 2019

POR QUE SENTIMOS COCEIRA QUANDO LEVAMOS UMA PICADA DE PERNILONGO?

Quando os pernilongos fêmea perfuram a nossa pele — usando uma estrutura chamada probóscide — para sugar o sangue, eles também nos injetam com uma pequenina quantidade de saliva. Essa substância contém vários anticoagulantes e enzimas em sua composição que ajudam os insetos a sugar o sangue com mais facilidade.

No entanto, depois que os pernilongos estão satisfeitos — ou quando são espantados — e vão embora, o nosso sistema imunológico reage à saliva deixada pela picada, produzindo anticorpos que atacam os antígenos presentes nessa substância. Essa resposta provoca a liberação de histamina que, por sua vez, desencadeia uma reação inflamatória.
A liberação de histamina também ajuda os glóbulos brancos e outras proteínas a combater os “invasores” no nosso organismo, fazendo com que os capilares dessas estruturas se tornem mais permeáveis. Dessa forma, a histamina faz com que os vasos sanguíneos mais próximos da região afetada fiquem inchados, dando origem à picada rosada e irritada que nos mata de coceira.
Apesar de ser praticamente impossível resistir ao impulso de cravar as unhas na picada e coçar e coçar, isso só piora a situação. O ato provoca ainda mais irritação e inflamação na área afetada, fazendo com que o sistema imunológico “pense” que mais anticorpos são necessários para combater os agentes inimigos. Portanto, quanto mais nos coçamos, mais inchada a região fica, aumentando ainda mais a coceira que, por sua vez, também vai durar por mais tempo.
O sangue, aliás, não serve apenas de banquete para os pernilongos! Apenas as fêmeas são “sanguinárias” — os machos não nos atacam —, e elas usam essa substância para produzir os ovos que, como você sabe, vão dar origem a mais pernilonguinhos malditos que vão atrapalhar as nossas noites de sono! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário