
A barragem do Bitury, que fica na zona rural do município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, está em pré-colapso, em razão da falta de chuvas que não caem na região há meses, deixando os reservatórios com apenas 2,5% da sua capacidade.
A seca ainda é um problema climático que vem castigando a região Nordeste, mas a esperança poderá vim através dos canos da adutora do Agreste, uma realidade que recentemente está sendo vivida por moradores de Pesqueira (PE).
De acordo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Barbosa, Belo Jardim e as cidades vizinhas que dependem das barragens, já vivem em rigoroso racionamento, medida preventiva para que seja possível aguardar a água do Rio São Francisco.
A Compesa alega que a evasão de água recebida não é suficiente para se ter um melhor rodizio de água e além disso problemas recorrentes como canos estourados dificultam o fornecimento.
A expectativa é que até o final de dezembro as barragens do Bitury, Pedro Moura e Tabocas recebam água e conseguintemente os municípios de Tacaimbó, São Bento do Una, Sanharó e São Caetano.
Enquanto a obra não é finalizada, alguns moradores de Belo jardim já estão comprando água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário