sábado, 23 de fevereiro de 2019

Por que zebras têm listras?

.
Cientistas estão obtendo novas evidências para responder a antiga pergunta sobre porque zebras têm listras. Aparentemente, as listras formam péssimas pistas de pouso, confundindo os ferozes insetos que carregam doenças fatais e tentam se alimentar do sangue das zebras.
Pesquisadores descreveram nesta quarta-feira experimentos que demonstram que insetos enfrentam dificuldade para pousar em zebras, mas pousam facilmente sobre cavalos de cor uniforme.
Em um dos experimentos, os pesquisadores cobriram cavalos com tecidos com estampa listrada e observaram que menos insetos pousaram sobre eles do que quando os mesmos cavalos vestiram mantos de cor uniforme.
"Demonstramos que moscas se aproximam de zebras e de cavalos de cor uniforme em taxas semelhantes, mas que não conseguem pousar sobre zebras --ou tecidos listrados-- porque não conseguem desacelerar adequadamente e, então, passam direto por elas ou literalmente batem nelas e caem", disse o ecologista comportamental Tim Caro da Universidade de Califórnia-Davis, autor da pesquisa publicada no diário científico PLOS ONE.
Existem quatro hipóteses principais sobre as vantagens adquiridas pelas zebras ao desenvolver listras: camuflagem para evitar grandes predadores, uma função social tal qual o reconhecimento individual; termorregulação, com as listras criando correntes de convecção nas costas do animal; e para impedir o ataque de insetos.
"Apenas a última resiste ao escrutínio", disse Caro. "A maioria dos biólogos envolvidos na pesquisa de coloração de mamíferos aceita que essa é a razão pela qual zebras têm listras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário