domingo, 19 de agosto de 2018

É possível engravidar já grávida?

Barriga de grávida (Foto: thinkstock)
Já pensou engravidar uma segunda vez já grávida? Apesar de super rara, essa é uma possibilidade real, conhecida como superfetação. Ou seja, uma mulher pode, sim, experienciar uma gravidez em dose dupla a partir de duas concepções diferentes, separadas por até algumas semanas.
A superfetação acontece quando uma mãe grávida continua a ovular e tem relações sexuais desprotegidas nesse intervalo. A segunda gravidez pode acontecer entre 1 e 4 semanas depois da primeira, mas de qualquer forma os bebês devem nascer ao mesmo tempo, assim como gêmeos.
Sérgio Podgaec, médico ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), ressalta que a condição é raríssima. “Sequer existe um número para superfetação, porque se trata mais de uma possibilidade do que uma realidade. Nunca vi um caso desses em consultório e nunca ouvi falar de colegas, mas ainda é uma possibilidade”, explica.
O “diagnóstico” da superfetação seria feito ao se constatar no ultrassom uma clara diferença de tamanho entre os bebês - supostamente gêmeos - com um embrião de 2 semanas e outro de 6, por exemplo. “Por mais folclórico que pareça, pode acontecer, até de pais diferentes”, destaca Sérgio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário