sábado, 18 de agosto de 2018

Deixar as crianças com os avós é opção menos estressante para pais do que babá ou creche

Resultado de imagem para Deixar as crianças com os avós é opção menos estressante para pais do que babá ou creche
Quando os pais deixam com frequência os filhos sob o cuidado de outras pessoas, isso pode aumentar, ao invés de diminuir, os níveis de estresse, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Melbourne.

Segundo os cientistas, delegar o cuidado com as crianças a uma creche ou babá demanda tempo para planejar a logística, gera preocupação em relação a saúde e bem-estar e traz custos financeiros, o que acaba aumentando o estresse tanto do pai quanto da mãe.
Já quando as crianças são deixadas com os avós, os pais apresentam o menor nível de estresse. Para os pesquisadores, dividir a parte prática com os avós é mais confortável porque eles também compartilham a parte emocional e, no geral, transmitem mais segurança em relação a maneira com que se relacionarão com as crianças.
O estudo usou dados de um questionário respondido por 6.886 pais e mães sobre a rotina de trabalho, níveis de estresse e responsabilidade quanto aos cuidados das crianças. Dentre eles, 40% afirmou deixar os filhos com os avós enquanto 60% optam pelo cuidado formal, como babá ou creche, ou deixam as crianças com outros parentes.
Pesquisas anteriores mostram que deixar as crianças com os avós traz vantagens para os pais, já que é um modelo flexível e muito mais barato do que o cuidado formal. Por outro lado, estudos também já demonstraram que crianças que frequentam a escola e recebem um ensino infantil de qualidade tem, no geral, maior facilidade de aprendizado no futuro.
De qualquer forma, os pesquisadores alertam que os pais devem pedir ajuda quando se sentem sobrecarregados. “O estresse parental pode envolver sentir-se esmagado por responsabilidades, sentir-se preso e exausto, encontrar na paternidade ou maternidade mais trabalho do que prazer e ter dificuldades em se relacionar com o filho”, dizem Brendan Churchill e Lyn Craig, autores do estudo. “Isso pode afetar também as crianças. Os filhos de pais com níveis mais elevados de estresse parental têm resultados de desenvolvimento mais fracos, são mais propensos a experimentar problemas comportamentais e ter relações tensas com eles”. Por isso, o mais importante é procurar uma maneira de dividir essas demandas que funcione melhor para sua família, seja ela qual for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário