segunda-feira, 9 de julho de 2018

Qual é o livro mais caro do mundo?

Resultado de imagem para Qual é o livro mais caro do mundo?
A admiração pelo gênio renascentista Leonardo da Vinci só aumentou ao longo dos séculos. Prova disso é o preço pelo qual um de seus manuscritos mais famosos foi vendido: Codex Leicester é considerado o livro mais caro do mundo. Junte-se a nós para descobrir o que esse livro exclusivo contém e quem é seu proprietário atual.

O Codex Leicester é um documento que contém os textos e desenhos feitos por Leonardo da Vinci entre 1508 e 1510. É composto por 18 folhas de papel cada uma dobrada ao meio e escrito sobre ambos os lados, completando um total de 72 páginas onde existem 360 ilustrações e desenhos. É escrito à mão pelo próprio Leonardo e em italiano. Uma das principais curiosidades do documento é que ele apresenta a escrita característica do espelho usado por Leonardo.
Codex Leicester
O livro lida com uma ampla variedade de tópicos e combina observações e teorias. A matéria mais amplamente tratada é o movimento da água e especialmente o fluxo dos rios e os obstáculos que a impedem, o que leva a uma série de recomendações ao construir pontes e evitar a erosão. Ele também explica a existência de fósseis marinhos nas montanhas, antecipando a teoria do movimento das placas tectônicas que aborda que as montanhas em tempos antigos eram fundos marinhos que foram levantados gradualmente para formar montanhas.
Codex Leicester, páginas

Após a morte de Leonardo, o Codex Leicester ficou na posse do escultor Milanese Della Porta e posteriormente nas mãos do pintor italiano Giuseppe Ghezzi. Com o tempo, Ghezzi vendeu para Thomas Coke, Conde de Leicester, do qual ele leva o seu nome. Os descendentes do conde de Leicester o mantiveram por mais de dois séculos e meio e em 1980, foram leiloados, sendo comprado pelo empresário americano Armand Hammer. Assim, às vezes, o Codex Leicester é designado como Codex Hammer. Em 1994, foi comprado em um leilão da Christie's por Bill Gates. Ele pagou pelo valor recorde de 30,8 milhões de dólares.

Bill Gates queria que o Leicester Codex fosse visto em todo o mundo e transformou suas planilhas em protetores de tela para o Windows 95. Ele também permitiu que ele fosse exibido em muitos lugares diferentes no mundo. O próximo lugar onde você pode ver a obra será a partir de outubro de 2018, na Galeria Uffizi, em Florença, em uma grande exposição sobre Leonardo da Vinci.
Bay Psalm Book
Nota: Alguns especialistas apontam que o livro mais caro do mundo é o Bay Psalm Book, vendido por 10,5 milhões de euros, pois consideram o Codex Leicester não um livro, mas um documento. Em qualquer caso, o Codex Leicester recebeu o maior valor já pago por um livro ou manuscrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário