A personal chef Ludiana Knaus
resolveu preparar um jantar entre amigos. Comprou, então, 2 quilos de camarão
congelado da marca Premier Pescados em um supermercado da capital.
Segundo seu relato, ao
descongelar o produto, tirou a água do saco e submeteu o fruto do mar à
balança. Teve, então, uma surpresa desagradável: em vez de 2 quilos, o marcador
acusava menos da metade do prometido, 968 gramas.
A chef publicou um post no
Facebook contando o ocorrido em dezembro do ano passado, mesma data da compra.
Em poucas horas a publicação viralizou. Voltou a circular recentemente e hoje
conta com mais de 120 000 compartilhamentos:
Ludiana diz ter entrado em
contato com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa. A marca ofereceu
o envio de uma nova embalagem como forma de ressarcimento.
De acordo com a consumidora, o
SAC da empresa havia explicado que a forma de descongelamento praticado por ela
foi um dos motivos do produto ter dado menos do que acusava a embalagem. Em
reposta, ela comprou no dia seguinte outro pacote idêntico, também com 2
quilos, e realizou o procedimento conforme o orientado pelos atendentes.
Afirmou que o resultado foi o mesmo: menos de 1 quilo.
Na semana seguinte, a
compensação prometida pela Premier chegou: “Era um camarão bem maior, o
saco estava mais cheio. E mandaram também uma peça de salmão“,
lembra. Ao fazer o teste após o derretimento do gelo, o resultado foi o
prometido na embalagem.
VEJA SÃO PAULO procurou o
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pela
fiscalização dos pescados congelados, para entender quais são os critérios para
a determinação do peso líquido dos produtos.
O órgão informou que o peso da
camada de gelo que recobre o artigo deve ser descontado do indicado na
embalagem: “Se isso não ocorrer, trata-se de
uma fraude por glaciamento não compensado. É ilegal. O glaciamento é uma
camada de gelo que recobre o produto para proteger da ação do congelamento
sobre o produto. Mas tem que ser descontado, quando determinado o peso líquido“.
Em nota, a Premier respondeu
as acusações:
“A
PREMIER PESCADOS esclarece que: Cumpre todas as boas práticas de produção de
pescados congelados. Segue os padrões do Instituto Nacional de Metrologia,
Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com relação à quantidade limite de água nas
embalagens que é de 12 % (INSTRUÇÃO NORMATIVA 21: ART. 4º).
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