quinta-feira, 14 de junho de 2018

Saiba como consultar o saldo das cotas do PIS/Pasep

Resultado de imagem para Saiba como consultar o saldo das cotas do PIS/Pasep.
A Caixa Econômica Federal tem um serviço exclusivo em seu site www.caixa.gov.br/cotaspis para facilitar o atendimento ao trabalhador da iniciativa privada que tem direito ao saque das cotas do PIS. Nesta página, é possível verificar o valor que tem a receber, a data para retirada e os canais disponíveis para o pagamento.
Para iniciar a consulta no site, é preciso informar o CPF ou o NIS (Número de Identificação do Trabalhador), além da data de nascimento. Vale destacar que a página ainda traz a informação de que a retirada só é permitida a partir dos 60 anos. Mas a consulta pode ser feita mesmo assim, pois a redução da idade já foi sancionada pelo presidente Michel Temer, nesta quarta-feira, dia 13.
Há ainda a possibilidade de fazer a verificação nos terminais de autoatendimento bancário, por meio do Cartão do Cidadão, ou pelo internet banking (apenas para o caso de correntistas da Caixa). Basta escolher a opção “Serviços ao Cidadão”.
Por fim, os interessados podem fazer a consulta pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Caixa, por meio do 0800-726-0207.
No Banco do Brasil
Todos os servidores públicos que trabalharam de 1971 a 4 de outubro de 1988 fazem jus às cotas do Pasep. O programa, porém, é gerido pelo Banco do Brasil (BB).
Neste caso, é possível consultar se há saldo disponível para retirada no site www.bb.com.br/pasep. O BB também permite fazer a checagem por meio dos terminais de autoatendimento. Basta informar o CPF e a data de nascimento ou o número de inscrição no Pasep. A informação de que as cotas estão disponíveis para saque serão atualizadas na página de acordo com o cronograma de pagamento.
Quando retirar o dinheiro na Caixa
O banco já divulgou que, inicialmente, os cotistas entre 57 e 59 anos poderão sacar o dinheiro de 18 a 29 de junho. Se não o fizerem dentro deste prazo, ainda terão até 28 de setembro para a retirada.
De 30 de junho a 7 de agosto, não haverá nenhum pagamento nas agências da Caixa. Todo o processo de liberação das cotas estará suspenso. No dia 8 de agosto, o banco vai creditar os recursos para os clientes de todas as idades que têm conta no banco. Estes nem precisarão procurar uma agência. O depósito será automático.
Depois, de 14 de agosto a 28 de setembro, o banco vai atender os beneficiários de todas as idades, em suas agências.
Cotistas que já tem 60 anos ou mais não precisam respeitar este calendário, pois o saque já é permitido.
No caso dos servidores
O pagamento no Banco do Brasil comecará no dia 18 de junho, para quem tem a partir de 57 anos. No dia 8, será feito o crédito na conta de quem é correntista da instituição. Em agosto, poderão sacar os demais cotistas de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário