Depois do apagão que afetou todos os municípios
pernambucanos e outros 12 estados do país na quarta (21), a Companhia
Energética de Pernambuco (Celpe) orienta os consumidores que tiveram danos
causados pela queda na distribuição de energia a formalizarem as solicitações
de ressarcimento ao órgão. O procedimento pode ser feito através dos canais
oficiais da empresa.
É possível entrar em contato
com a concessionária através do site, do número
116 e das lojas de atendimento. Para solicitar o ressarcimento pelo prejuízo, é
necessário informar data e hora da ocorrência.
A Companhia também orienta os
clientes a não consertarem os equipamentos antes de uma vistoria técnica, uma
vez que é necessário a comprovação de que o prejuízo foi causado pelo problema
no fornecimento de energia.
A Celpe reforça, entretanto,
que em casos como o do apagão de quarta-feira, não é comum haver ocorrência de
danos elétricos. O procedimento para ressarcimento é o mesmo em qualquer
situação.
Causas
Em entrevista coletiva no início
da noite da quarta (21), o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema
Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu,
no Pará. Ainda segundo o órgão, as causas do desligamentoestão sendo investigadas.
Em nota, a Companhia Hidrelétrica
do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu
sistema que ocasionasse o desligamento, mas afirmou que as interligações de
energia do Nordeste com outras regiões foram interrompidas.
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