segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Jogar uma hora por dia aumenta concentração, diz estudo

Wikimedia Commons
Uma pesquisa mostrou que jogar apenas uma hora de videogame por dia já produz um efeito no cérebro. Cientistas da Universidade do Arkansas, nos EUA, encontraram mudanças na atividade cerebral e aumento do desempenho em testes de atividade seletiva visual em indivíduos que passaram pelo menos 60 minutos por dia jogando "League of Legends" (LoL).
Vinte e nove estudantes do sexo masculino participaram do estudo. Alguns já possuíam experiência com o game, participando de partidas há mais de dois anos, e outros nunca o tinham jogado. Antes e depois da jogatina suas habilidades visuais de atenção foram verificadas.
Para avaliar a atenção seletiva visual dos participantes, os pesquisadores mostraram brevemente a cada estudante um quadrado no centro de duas telas de computador. Em seguida, eles foram solicitados a identificar a posição os locais onde as figuras apareceram.
Durante o experimento, os pesquisadores também monitoraram a atividade cerebral associada à atenção usando eletroencefalografia. Os cientistas observaram que, na avaliação inicial, os jogadores experientes tinham mais atividade cerebral associada à atenção do que os não especialistas.
Mas, após uma hora de videogame, a habilidade de foco se equiparou em ambos os grupos. Os pesquisadores explicaram que, embora esses resultados sugerem que períodos curtos de jogatina podem alterar a atividade do cérebro e a atenção, eles apontam que outros estudos são necessários para ver por quanto tempo esses efeitos duram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário