domingo, 4 de junho de 2017

JIU-JITSU É DESTAQUE EM BELO JARDIM


Jiu-jítsu, jujitsu ou jujutsu  jū, "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica", é uma arte marcial japonesa que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Sua origem, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe por certo é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão. Contudo, outros levantam a hipótese de ter proveniência sínica, posto que sejam também notadas influências indianas.

Essa arte marcial é indicada principalmente para quem quer aprender golpes para se defender ao mesmo tempo em que emagrece e define os músculos. Além disso, a luta é um hobby saudável, forma de relaxamento e alívio do stress.

O esporte no Brasil sempre foi uma peça importante na luta pela inclusão social. Com a explosão do MMA e do UFC, as artes marciais, em especial o Jiu-Jitsu, ganharam um papel fundamental nas comunidades menos favorecidas: ensinar não só as técnicas, mas respeito, disciplina e educação aos jovens.

Em Belo Jardim a equipe de Márcio Souza vem se destacando na prática desse esporte. O faixa-preta Márcio Souza, executa aulas em Belo Jardim desde 2011, hoje tem aproximadamente 65 alunos, que se dividem em todas as faixas etárias, atletas com 4 anos de idade até mais de 40 anos de idade. Há praticantes de ambos os sexos.
Márcio Souza e Waguinho
Um atleta em destaque é Waguinho Henrique, 33 anos, é um faixa-preta de Jiu-Jitsu como outro qualquer, tem dez anos de Jiu-Jitsu. O único detalhe é que o casca-grossa nasceu com síndrome de Down. Nem pense que a síndrome afeta seus treinos diários, seu ritmo de aprendizado ou sua vontade superar os desafios. 

No geral a equipe tem vários destaques: o próprio Márcio Souza que é faixa preta, Wagner  Santos - faixa marrom,  Alexandre Barbosa, Saymon e Rafael Vieira - faixas roxa, Catarina Siqueira - faixa branca, todos estão sempre representando o Município seja em competições ou projetos sociais.

Campeonato Pernambucano, Copa Agreste de jiu-jitsu, figth pro de jiu-jitsu entre outras, são as principais competições que eles participam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário