quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Quais os exames mais importantes para cada idade do homem?

Resultado de imagem para Quais os exames mais importantes para cada idade do homem?
Apesar de ser bastante notória a aversão de muitos homens pela busca de profissionais médicos para evitar problemas de saúde, é preciso quebrar esse tabu e estar mais atento à sua qualidade de vida. Esses casos são ainda mais comuns em homens que precisam resolver alguma doença ou mal estar já manifestado e, em algumas vezes, em estágio avançado.
A cada fase da vida masculina, algumas mudanças ocorridas no corpo – juntamente com a idade – exigem o acompanhamento contínuo de médicos e, é claro, alguns exames. Sabendo dessa falta de conhecimento comum aos homens, elencamos abaixo os exames mais importantes para cada idade do homem. Confira e coloque os seus em dia o quanto antes!

AOS 20 ANOS

Nessa fase da vida disposição é o que não falta! Noites mal dormidas não geram grandes impactos no momento, por isso é bastante comum aos jovens “curtir a vida adoidado”. Nessa fase também os hormônios estão a flor da pele. Por isso, além dos exames gerais de rotina anual (visão, audição, urina, etc), o exame de HIV e o IMC (Índice de Massa Corpórea) são bastante importantes para garantir a saúde!

PARA A FASE DOS 30 ANOS

Apesar de ainda haver bastante disposição nessa idade do homem, ela já é consideravelmente reduzida quando comparada ao período de plenitude anterior. Por isso, é nessa fase que o homem deve começar a se preocupar um pouco mais com a saúde para evitar problemas futuros. Além do exame de HIV, que vale para todas as idades e deve ser feito a cada dois anos em média, alguns passam a ter mais importância no processo. Dentre eles estão:
  • Exame nos testículos;
  • Índice de glicose no sangue;
  • Exame de colesterol e triglicerídeos, correspondentes ao HDL (colesterol bom), VHDL (riqueza excessiva de triglicerídeos) e o LDL (colesterol ruim).

ÀQUELES QUE CHEGARAM AOS 40 ANOS

É importante ressaltar que o volume de exames necessários vão se acumulando à medida que os anos passam, apesar de alguns tornarem-se mais importantes devido ao fator de risco agravado pelas necessidades fisiológicas de cada fase da vida do homem. Por isso, além dos exames citados para quem está na faixa etária dos 20 e 30, os homens que entram na fase dos “enta” precisam incorporar à sua rotina:
  • Exames dentais (que são capazes de detectar até mesmo doenças do coração);
  • Exame para controle da pressão arterial;
  • Ultrassonografia às carótidas.

ACIMA DOS 50 ANOS DE IDADE

É hora de deixar todo o tabu de lado: saúde é coisa seria e, aos 50 anos, alguns exames que vinham sendo realizados em baixa frequência passam a ser exigidos em uma quantidade de vezes maior. Além dos itens já falados para as demais fases, que permanecem como exames necessários após os 50 anos, estão:
  • Exame de próstrata ( também conhecido entre o corpo clínico de médicos como Análise à PSA (Antígeno Prostático específico);
  • Angiotomografia coronária;
  • Exame para medir a pressão ocular;
  • Colonoscopia;
  • Exames de audição;
  • Exames de vista; dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário