segunda-feira, 25 de julho de 2016

Suíços criam Canudo que filtra Água Contaminada

Uma empresa suíça criou umcanudo que elimina elementos nocivos à saúde encontrados na água contaminada, como bactérias e vírus. Cada canudo possui um potente sistema de filtragem, que pode ser usado paralimpar até 700 litros de água – quantidade média consumida anualmente por cada pessoa.

Batizado de LifeStraw (em português, “Canudo da Vida”), o tubo de plástico é bem mais grosso que um canudinho convencional e elimina praticamente todos os elementos nocivos que contaminam a água, responsáveis por causar doenças como cólera, diarreia e febre tifoide.
Além disso, o “Canudo da Vida” destrói 99% dos vírus que circulam no sistema de filtragem, elaborado a partir de fibra halógena.
Ao longo de uma série de testes, a Universidade da Carolina do Nortecomprovou que o canudo consegue filtrar totalmente as amostras de água contaminada com as bactérias Escherichia coli B eEnterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, iodo e prata. Assim, as cobaias ingeriram água potável por meio do canudo de filtragem instantânea.
No entanto, o LifeStraw não consegue eliminar metais pesados da água, como ferro e flúor, e também não está apto a remover parasitas, como a giárdia e o criptosporídio.
Cada canudo, que tem menos de 25 centímetros de comprimento, pode filtrar até 700 litros de água – estimativa média do consumo anual de água por pessoa.

Apesar de parecer bem nojento e nada refrescante ter a sensação de beber água suja, a invenção está disponível para a venda nos Estados Unidos e custa cerca de US$ 21. A Empresa suíça estuda a possibilidade de o equipamento ser utilizado em áreas da África onde a população não tem acesso a água potável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário