quinta-feira, 21 de julho de 2016

NARCISISTA: 10 sinais de que você é narcisista


Pessoas narcisistas são apaixonadas por si mesmas. Para os especialistas, muitos líderes possuem alguma característica ou traço narcisista. Mais fique atento, os melhores líderes são aqueles que aprenderam a reter seus egos e a moderar os efeitos negativos do narcisismo. Se você se identificar com algumas das características abaixo, cuidado! Você pode ser um narcisista egocêntrico.

CONFIRA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS NARCISISTAS:

1) VOCÊ GOSTA DE LIDERAR E DIZER AOS OUTROS O QUE FAZER

Narcisistas tipicamente apreciam posições de liderança já que assim são capazes de dominar outras pessoas sem ter de dar explicações ou alimentar suas necessidades de receber encorajamentos positivos.

2) VOCÊ GOSTA DE SER O CENTRO DAS ATENÇÕES

Pessoas que gostam de chamar atenção e receber elogios constantemente são potenciais narcisistas. A palavra narcisista é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um deus grego que apaixonou-se por si mesmo e morreu afogado ao contemplar a própria imagem refletida em um lago e tentar alcançá-la.

3) VOCÊ É UM HOMEM JOVEM

Depois de realizar 34.653 entrevistas, o psicólogo Frederick Stinson descobriu que os homens tendem a ser mais narcisistas do que as mulheres durante a vida. Acredita-se que o ápice do narcisismo seja durante a adolescência e que ele decline conforme a idade.

4) VOCÊ É CONSIDERADO ATRAENTE E VESTE-SE MELHOR DO QUE AS OUTRAS PESSOAS

Segundo Simine Vazire, psicóloga da Universidade de Washington, os narcisistas são geralmente classificados como pessoas fisicamente atraentes e com mais estilo.

5) VOCÊ GOSTA DE FALAR PALAVRÃO

Nicholas Holtzman e Michael Strube, psicólogos da Universidade de Washington, descobriram em um estudo que os narcisistas gostam de discutir e xingar com mais freqüência do que indivíduos mais modestos. Além disso, os narcisistas gostam de usar linguagem sexual mais explícita.

6) VOCÊ GOSTA DE FALAR ALTO E GESTICULAR MUITO

Anita Vangelisti, psicóloga da Universidade do Texas, descobriu que narcisistas tipicamente preferem manter as conversas centradas em si mesmas. Segundo Anita, “eles gostam de usar gesticulação exagerada, falar alto e mostrar desinteresse enquanto os outros falam”, diz.

7) VOCÊ TEM MUITOS PARCEIROS OU ENCONTROS SEXUAIS

Narcisistas tendem a ter relacionamentos mais curtos do que as outras pessoas e mais parceiros sexuais. Eles fazem questão de mostrar que possuem mais de uma opção entre os possíveis parceiros. Mulheres narcisistas gostam de vestir-se de forma provocativa e homens narcisistas gostam de exibir perspicácia e inteligência.

8) VOCÊ COSTUMA OU JÁ TRAIU SEU PARCEIRO

Os psicólogos Joshua Foster, da Universidade do Alabama, e W.Keith Campbell, da Universidade da Geórgia, descobriram em seu estudo que narcisistas são mais propensos a trair uma vez que saibam que seus parceiros estão comprometidos com eles. Eles também gostam de convencer outras pessoas a praticar atitudes sexuais que eles mesmos não participariam normalmente.

9) SEUS RELACIONAMENTOS TENDEM A DURAR 4 MESES

A mesma pesquisa de Foster e Campbell descobriu que a “marca dos quatro meses” – o aparente ápice de satisfação de qualquer namoro – é tipicamente o limite de duração em relacionamentos onde um dos parceiros é narcisista. Esse seria o tempo necessário para que alguém percebesse a verdadeira natureza do parceiro egocêntrico.

10) VOCÊ DESVALORIZA OS OUTROS EM BUSCA DE ADMIRAÇÃO

Indivíduos narcisistas deliberadamente desdenham ou desvalorizam outras pessoas para manter a sua própria imagem positivamente alta. “Buscar admiração é como uma droga para narcisistas”, diz Mitja D. Back, psicólogo alemão. “Em longo prazo isso se torna difícil porque os outros não iram aplaudi-lo, então eles sempre precisam buscar novos contatos para conseguir suas aprovações”. Isso também explicaria porque narcisistas tipicamente mantém relacionamentos fracos e curtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário