quarta-feira, 4 de maio de 2016

Em Belo Jardim o abastecimento de água será feito por caminhões-pipa

Sistema de Bitury secou completamente; ele abastecia cidades do Agreste. (Foto: Compesa/Divulgação)
O abastecimento de água em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, será realizado exclusivamente por caminhões-pipa a partir do mês de maio. A informação foi divulgada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A mudança no fornecimento se dá porque as duas barragens que abastecem o município estão abaixo da capacidade.
O reservatório do Bitury - que tem capacidade para 17 milhões de metros cúbicos - entrou em colapso e o Pedro Moura Júnior - que comporta até 30 milhões de metros cúbicos - está com 0,5% da capacidade. O sistema integrado de Belo Jardim abastecia os municípios de Tacaimbó, São Bento do Una e Sanharó, no Agreste.
O gerente da Compesa de Belo Jardim, Gilvandro Tito, disse à TV Asa Branca que serão 50 caminhões-pipa para o município - destes, 30 já foram selecionados. Para Sanharó serão 14 e Tacaimbó, oito. Ele afirmou que a água que abastecerá Belo Jardim será transportada da barragem de Tabocas. A água irá para a estação de tratamento no município. Enquanto os carros não são disponibilizados, os moradores reclamam que precisam pagar por caminhões-pipa ou buscar o líquido em poços.
Tito explicou como será o fornecimento em São Bento do Una.  "Em relação a São Bento do Una, nós temos a alternativa de abastecer via o sistema de Pau Ferro. É uma barragem que tem 14 milhões de metros cúbicos. Tacaimbó a gente está com uma intervenção que a Compesa está realizando. Até sexta-feira a gente tem o resultado", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário