quarta-feira, 27 de abril de 2016

Se o detergente e os sabonetes são coloridos porque a espuma é branca?

soap bars
Talvez você nunca tenha se questionado, mas sem dúvida alguma você sabe do que estamos falando. Mas como nós aqui da Fatos Desconhecidos somos ultra curiosos, nós buscamos uma resposta, para essa questão que todo mundo gostaria de saber.
Afinal, porque a espuma do sabonete é sempre de coloração branca, mesmo quando ele possui corantes para alterar a sua cor?
Bom, a grande questão é muito mais complexa do que poderíamos imaginar, visto que a resposta engloba questões de sua própria formula e também uma singela lei da física.
O que acontece é que quando lavamos nossas mãos por exemplo, além da água se misturar com o sabonete, o ar também se engloba nessa mistura. Na tentativa de isola-lo, a água acaba criando algumas bolhas. E é exatamente essas bolhinhas que conhecemos como “espuma”.
Todos nós sabemos que por regra, essa mistura (espuma) é sempre branca, mesmo no caso do sabonete ser rosa choque por exemplo, e isso acontece pelo fato de que, o que vemos é na realidade o reflexo da luz natural, que é branca, naquela massa.
Afinal, nenhuma substância possui sua própria cor, e nós só percebemos a coloração das coisas conforme a luz branca que é composta por diferentes comprimentos de onda é absorvida, refletida ou espalhada.
E é por isso que quando enxergamos um objeto vermelho, na realidade ele só aparenta ser dessa cor porque absorve todas as cores do espectro exceto o vermelho, e dessa forma o reflete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário