sexta-feira, 22 de abril de 2016

Alunos brasileiros criam carro que roda 400 km por litro de etanol

carro-400-km-litro-close
Dezoito estudantes brasileiros criaram um carro que roda 400 quilômetros com apenas um litro de etanol.
Eles são da equipe Pato a Jato da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que vai este mês para Detroit, nos EUA, participar do Shell Eco-marathon.
O evento desafia estudantes de países da América a projetar veículos com altíssima eficiência energética.
É o segundo ano seguido que a turma do interior do Paraná participa do concurso, que permite protótipos que utilizem bateria, gasolina, diesel, hidrogênio, gás natural ou – no caso da categoria de que os brasileiros participarão – combustíveis alternativos, como o etanol.
Em 2015, os estudantes conseguiram o segundo lugar com a marca de 316 quilômetros rodados utilizando apenas um litro de etanol.
O carro
Desta vez, o Popygua, como é chamado o protótipo, vai em uma versão “2.0”: com 13 quilos a menos que no ano passado.
Agora ele pesa apenas 37 kg, é feito inteiramente em fibra de carbono e pode chegar aos 400 quilômetros com 1 litro do combustível.
Mateus Sérgio Rizzi, capitão do time, explica: “O anterior era de fibra de vidro. Também fizemos alterações no motor, para alcançar mais eficiência”.
Mesmo antes do evento, o planejamento para uma versão ainda melhor já começou.
“A maioria das equipes utiliza motores adaptados. Já começamos os estudos para a construção de um nosso. O processo é mais complexo, mas, quando tudo ficar pronto, devemos dar um salto bem significativo”, diz Mateus, de olho nos eventos que vão acontecer daqui a alguns anos.
O Shell Eco-marathon 2016 será nos dias 22 e 24 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário