quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Conheça as 8 praias de nudismo brasileiras

Foto: Fred Schinke/Flickr

Em qualquer outro lugar, tirar a roupa pode render até cadeia, mas em oito praias do litoral brasileiro, a nudez é oficializada por decreto ou lei municipal.
Ainda encarado com preconceitos no Brasil, o naturismo é definido como “o conjunto de práticas de vida ao ar livre em que é utilizado o nudismo como forma de desenvolvimento da saúde física e mental das pessoas de qualquer idade, através de sua plena integração com a natureza”.
Para frequentar essas áreas, é necessário seguir regras. Algumas delas são: ficar nu é obrigatório em certos pontos, não é permitido filmar ou fotografar sem a autorização das pessoas e nem praticar atos obscenos.
Das praias reconhecidas, três ficam no estado de Santa Catarina, duas no Rio de Janeiro, uma no Espírito Santo, outra na Paraíba e mais uma na Bahia.
Confira abaixo as 8 praias de nudismo brasileiras:
1 - Praia do Pinho (SC)
Considerada a primeira praia naturista do Brasil, a Praia do Pinho fica em Balneário Camburiú, a 80km de Florianópolis. A praia conta com áreas de adaptação, onde ficar nu é opcional, e uma faixa onde a nudez é obrigatória. Para se hospedar na área, é necessário ter um passaporte naturista. Consulte no site da Federação Brasileira de Naturismo qual é a entidade filiada mais próxima de você para conhecer quais são os procedimentos para a aquisição do passaporte.
2 - Praia da Galheta (SC)
A Praia da Galheta fica em Florianópolis, a 17km do centro. Para chegar até ela é necessário percorrer uma trilha de cerca de 15 minutos que parte da Praia Mole. No local, a nudez é opcional.  
3 - Praia de Pedras Altas (SC)
A 30km do centro de Florianópolis e a 20km do município de Palhoça, a Praia de Pedras Altas é dividida em duas partes de 100 metros cada. A primeira é dedicada à pessoas desacompanhadas e a segunda a casais e famílias. A nudez é obrigatória. A entrada é feita pela Enseada de Brito.
4 - Praia do Abricó (RJ)
A Praia do Abricó fica no Rio de Janeiro, no bairro de Grumari. Durante sábados, domingos e feriados, a nudez é obrigatória, mas é opcional em outros dias. A praia conta até com vendedores ambulantes e barraqueiros, que também tem de se adequar ao código de ética da praia. Não se paga nada para entrar. 
5 - Praia Olho de Boi (RJ)
A 2km do Centro de Búzios, a Praia Olho de Boi tem apenas 50 metros de extensão protegidos por dois costões. Nela, a nudez é opcional. Para chegar até lá, é preciso cruzar um morro entre as pedras. O percurso dura cerca de meia hora. 
6 - Praia de Barra Seca (ES)
No município de Linhares, a cerca de 150km da capital Vitória fica a Praia de Barra Seca, com 250 metros dedicados à prática do naturismo. A nudez é obrigatória e algumas áreas são restritas para pessoas desacompanhadas. 
7 - Praia de Massarandupió (BA)
A cerca de 100km de Salvador está a Praia das Dunas, com 2km reservados à prática naturista. Anualmente, ocorre a desova de tartarugas marinhas no local. Lá, a nudez é obrigatória e homens não entram desacompanhados. Para chegar até o lugar, é preciso percorrer 10km de estrada de terra e mais meia hora de caminhada. 
8 - Praia de Tambaba (PB)
A cerca de 50km da capital João Pessoa, a Praia de Tambaba é considerada o paraíso do naturismo no Brasil: o lugar é cercado por falésias, com águas claras, corais e piscinas naturais. Em um lado do lugar, a nudez é obrigatória e homens só entram acompanhados. No local é realizado até um campeonato de surfe naturista! O acesso é feito pela rodovia PE-008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário